Data de Publicação: 05/04/2024 às 16:52:17

A Prefeitura de Divino de São Lourenço, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Educação e Assistência Social, dá início à campanha Abril Azul, que visa conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus sinais, diagnóstico e a importância da inclusão social.

O que é o autismo?

O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação e o comportamento. Pessoas com TEA podem apresentar dificuldades em:

• Interação social: dificuldade em iniciar e manter conversas, compreender expressões faciais e linguagem corporal, preferir brincar sozinho.
  • Comunicação: atraso no desenvolvimento da fala, ecolalia (repetir palavras ou frases), dificuldade em compreender instruções.
  • Comportamento: interesses restritos e repetitivos, movimentos repetitivos (bater palmas, balançar o corpo), apego a rotinas.

Sinais de alerta:

É importante estar atento aos sinais de alerta que podem indicar o TEA, especialmente nos primeiros anos de vida. Alguns dos sinais que podem ser observados são:

• Ausência de resposta ao nome até os 12 meses.
  • Ausência de balbucio ou gestos até os 18 meses.
  • Ausência de frases simples até os 24 meses.
  • Dificuldade em seguir instruções simples.
  • Falta de interesse em outras crianças.
  • Brincadeiras repetitivas e estereotipadas.
  • Sensibilidade a sons, luzes ou texturas.

Diagnóstico precoce:

O diagnóstico precoce do TEA é fundamental para que a pessoa com autismo tenha acesso a intervenções terapêuticas adequadas e possa desenvolver todo o seu potencial.

A importância da inclusão:

A inclusão social de pessoas com TEA é essencial para garantir seus direitos e promover sua participação na sociedade. A Prefeitura de Divino de São Lourenço está comprometida com a inclusão das pessoas com TEA em todos os âmbitos da vida social, incluindo:

• Educação: acesso à educação regular com o devido suporte pedagógico.
  • Saúde: atendimento especializado e multidisciplinar.
  • Trabalho: oportunidades de emprego e qualificação profissional.
  • Lazer: acesso a atividades culturais e esportivas.

Origem das informações: https://dslourenco.es.gov.br