Divino de São Lourenço

Origem das Informações: Wikipédia

História:

Habitada inicialmente por índios puris, a região foi ocupada no século XIX por desbravadores vindos da Província de Minas Gerais, que implantaram a cultura do café na região. Inicialmente, a mão de obra utilizada foi a escrava. Com a abolição da escravatura em 1888, a mão de obra passou a ser constituída por trabalhadores europeus e asiáticos, principalmente italianos.[6]

O nome inicial da vila, formada por doação de terras de João Vicente Soares para a Igreja Católica, era Imbuí, termo de origem tupi antiga que significa "rio das cobras" ou "rio dos imbus".[7] A vila, junto com IbitiramaIbatibaIúna e Irupi, formava as cinco localidades começando com "i" da região. O nome é uma junção de "Divino Espírito Santo" (expressão que constava na escritura das terras que formaram a cidade) e "São Lourenço", o padroeiro da cidade.[8] Em 5 de junho de 1964, Divino de São Lourenço foi desmembrado de Guaçuí, ficando criado o município.

Turismo:

É conhecida na região como Cidade Natureza. A cidade atrai Fiéis Católicos do estado inteiro com seus encontros, e no município, se localizam as maiores reservas de Mata Atlântica primária de toda a Serra do Caparaó, e várias cachoeiras de águas cristalinas, dentre elas a do Granito, a Cachoeira Alta e a das Andorinhas, localizadas a 11 km da sede, no distrito de Patrimônio da Penha. Localiza-se a 23 km do acesso ao Pico da Bandeira, situado em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto, uma cidade vizinha, que, como Divino de São Lourenço, é hospitaleira, com a simplicidade da população conquistando os visitantes. Divino de São Lourenço é pouco conhecida dos capixabas. É um lugar calmo, com muita natureza e ar puro.

Economia:

Tem, como atividade econômica principal, a agropecuária, baseada na exploração de leite e café. E está se iniciando a fruticultura no município.

Referências:

1. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.Busca Faixa CEP. Consultado em 1 de fevereiro de 2019
  2. IBGE (10 out. 2002).Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010
  3. Estimativa populacional 2014 IBGE.Estimativa populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil.Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de agosto de 2013
  5. Ir para:abProduto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010
  6. Pérola do Caparaó. Disponível emhttp://guacui.peroladocaparao.com.br/sobre-a-cidade/Arquivado em10 de junho de 2016, noWayback Machine.. Acesso em 2 de junho de 2016.
  7. NAVARRO, E. A.Dicionário de Tupi Antigoː a Língua Indígena Clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 568.
  8. Prefeitura Municipal de Divino de São Lourenço. Disponível emhttp://www.dslourenco.com.br/historia.htmlArquivado em11 de junho de 2016, noWayback Machine.. Acesso em 2 de junho de 2016.

Divino de São Lourenço

foto Município

Cachoeira Alta, no entorno do Parque Nacional do Caparaó

Hino: clique aqui.

Gentílico: divinense

Localização:

Mapa do Estado

Localização de Divino de São Lourenço no estado

Mapa de Divino de São Lourenço

Coordenadas: 20° 37' 12" S 41° 41' 09" O

Unidade Federativa: Espírito Santo

Municípios limítrofes: Ibitirama ao Norte e Leste, Guaçuí ao Sul e Dores do Rio Preto ao Oeste

Distância até a capital: 222 Km

Fundação: 30 de dezembro de 1963 (59 anos)

Características geográficas:

Área total: 175,792 km²

População total (est.: 4 669 hab.

Densidade: 26,6 hab./km²

Clima: Tropical de Altitude (Cwa)

Altitude: 680m

Fuso horário: Hora de Brasília (UTC−3)